Um pouco de história

A Faal – Faculdade de Administração e Artes de Limeira foi idealizada por professores universitários oriundos de IES públicas e privadas que tinham como motivação criar uma Instituição que tivesse uma base pedagógica capaz de permitir formação de qualidade em todos os cursos que viessem a ser implantados.

 

Avaliaram-se inúmeras metodologias tendo em vista a quantidade e a diversidade de cursos que seriam implantados, e nesse cenário, concluiu-se que a aprendizagem seria facilitada para os diferentes perfis de alunos que durante as aulas a teoria fosse levada à prática por eles.

 

Assim foi feito: elegeu-se a metodologia “aprender fazendo”, isto é, que ao lado do cabedal teórico, fosse possível ao aluno pôr em prática, “fazer uso” da teoria.

Em 2001, foi publicada a Portaria MEC 1.688, de 01/08/2001, em que ao mesmo tempo em que se credenciava a Instituição, autorizava-se o curso de Administração com três habilitações: Gestão de Produção e Serviços, Gestão de Mercados e Gestão de Negócios, que acabaram por desaparecer com as novas diretrizes do curso a partir de 2005. Com apenas uma turma com 21 alunos, foi dado início às aulas em 31 de agosto de 2001. Em 2003, através da Portaria MEC nº 2.287, de 25 de agosto é que se autorizou o funcionamento do segundo curso da Faal que foi o Bacharelado em Design, com as habilitações em Comunicação Visual, Projeto do Produto e Projeto do Produto, com ênfase Formação de Joalheiro.

 

A expansão do ensino de graduação na FAAL ocorreu tanto pela ampliação das vagas ofertadas em seus cursos então reconhecidos, bem como pela implantação de novos cursos, entre os anos de 2006 a 2008, a saber: Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Marketing, Gestão Ambiental, Processos Gerenciais e Design de Interiores e os de Matemática (Licenciatura e Bacharelado) e Artes Visuais (Licenciatura).

 

O projeto educacional da FAAL, no âmbito do ensino de graduação, fortaleceu-se e ampliou-se com a implantação dos cursos superiores de tecnologia e licenciatura representando o coroamento do trabalho até então desenvolvido pelo conjunto institucional e consagrou o projeto educacional da FAAL, construído com segurança e equilíbrio, e sintonizado com a realidade sócio-econômico-cultural da comunidade. São cursos que tem se caracterizado pela excelência do ensino oferecido, comprovada por processos avaliativos tanto internos quanto externos, pela qualificação do seu corpo docente e pelas condições de trabalho  oferecidas à comunidade escolar.

 

Ao longo destes doze anos, nunca se abandonou a ideia original do “aprender fazendo”, pelo contrário mostrou ser uma riquíssima experiência metodológica e alcançaram-se muitos êxitos.

Missão

Preparar profissionais criativos, empreendedores, inovadores, capazes de transformar a realidade.

Visão

Tornar nossos alunos aptos a lidarem com a diversidade, bem como formar cidadãos conscientes e dedicados a enfrentarem os desafios de uma sociedade multicultural.

Valores

Transparência – é agir de forma clara e objetiva, comunicando abertamente nossas políticas e resultados, estimulando o debate franco, valorizando a cordialidade e acessibilidade.

Comprometimento – é agir com responsabilidade, de forma alinhada a nossa missão e visão, demonstrando entusiasmo e energia na busca de resultados, sendo persistente e determinado frente aos desafios.

Protagonismo – é participar da prática educativa, contribuindo não apenas para o desenvolvimento pessoal, mas também para a formação de pessoas mais autônomas e comprometidas socialmente.

Inovação – é o processo de busca, nas atividades didático-pedagógicas e de gestão da Instituição, por serviços e produtos novos e melhores para toda a comunidade acadêmica.

Responsabilidade Corporativa e Social – significa agir de forma que os valores gerados pela FAAL sejam refletidos em impactos positivos para todas as partes interessadas, em particular o meio ambiente, a comunidade acadêmica e sociedade.

Excelência – é agir com obstinação pela qualidade e superação de desempenho, num processo de melhoria contínua, promovendo um ambiente para a atuação de equipes de alta performance.

Objetivos

I. estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico do pensamento reflexivo;

II. formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

III. incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência , da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV. promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V. suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada região;

VI. estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII. promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição;

VIII. Criar uma metodologia de gestão pedagógica que oportunize a construção de projetos
pedagógicos de cursos inovadores e interdisciplinares (Graduação e Pós Graduação);

XIX.Garantir a excelência nos processos de ensino-aprendizagem;

X. Investir na formação de uma cultura criativa, empreendedora e de inovação com visão global;

XI. Construir uma cultura de melhorias em busca da qualidade.

Corpo Dirigente

Kênia Sousa Silva Lyra
Kênia Sousa Silva Lyra
Direção Geral
Henrique de Sousa Silva
Henrique de Sousa Silva
Coordenação Adm/Financeira
Samuel Gonçalves da Silva
Samuel Gonçalves da Silva
Coordenação de cursos
Vanessa Godoy
Vanessa Godoy
Coordenação de cursos

Corpo Docente

Valmir Massafera Jr
Valmir Massafera Jr
Professor - Design
Professor
Professor
Professor - Design
Professor
Professor
Professor - Design
Professor
Professor
Professor - Design

Ouvidoria

A Ouvidoria  da FAAL tem como objetivo a compreensão e o respeito às necessidades, direitos e valores das pessoas, atuando como mais um canal de comunicação entre os diversos setores da instituição.

A finalidade de uma ouvidoria é estreitar o relacionamento entre a comunidade acadêmica: alunos, professores, parceiros, colaboradores e seu entorno.

A função do ouvidor é registrar, encaminhar, investigar, cobrar soluções e sugerir melhorias sobre os procedimentos e práticas da instituição, que encaminhará as solicitações  recebidas ao setor responsável da FAAL.

Através deste canal  você deve solicitar as informações acadêmicas ou institucionais desejadas e esclarecer dúvidas como: emissão de boletos, valores de curso, bolsas, outros serviços institucionais.

Profª.  Gilmara Ragazzo





CONTATO






e-Mail:

atendimento@faal.com.br

Endereço:

Av. Engenheiro Antonio Eugênio Lucatto, 2515

Vila Camargo, Limeira-SP

CEP 13486-085 

Telefones:

(19) 3444-3240 

(19) 3444-3239